..

O Buraco do meu Umbigo; quer ponto mais central e crítico? Não, nós não somos três surtados estudantes de jornalismo, que dizer, somos três estudantes de jornalismo, mas nada de surtados, pelo menos não em condições normais de temperatura e pressão, ou seja, em Juazeiro e Petrolina não há normalidade de temperatura e pressão, não no sentido que as estou empregando. Logo, não nos resta muito tempo para a SANIDADE; e quem a quer afinal de contas? Deixemos isso para mais tarde, quando a falta de tempo nos deixar ainda mais loucos por não haver tempo para o pensamento. Pois bem, VOLTANDO AO QUE INTERESSA e desvendando o nosso querido blog, estamos apenas a fazer uma referência ao buraco negro que é a nossa mente e a um centro de discussão crítica. Mas não se prenda à nossa ínfima linha de raciocínio, aqui a criatividade está em questão. Nunca se sabe, ao certo, o que a mente humana é capaz de produzir, por isso não se reprima. Aqui O BURACO É NOSSO (o do umbigo, obviamente), mas se quiser apelidá-lo de “imbigo”, e torná-lo seu também, vá em frente, se esparrame no sofá e sinta-se em casa.

..
 
 
 
 
quarta-feira, 11 de junho de 2008

COMERCIALIZAÇÃO DO TEATRO

A indústria cultural se utiliza da arte teatral em diversos ramos, um dos mais conhecidos é o teatro comercial, que não se preocupa na verdade com um roteiro mais apurado, que ponha as pessoas a refletir. Sua intenção verdadeira é o lucro, e não uma conscientização coletiva. Geralmente seu conteúdo gira em torno da superficialidade, algo apenas na relação do entreter e divertir, assim como é comum a provocação da sensação de grandiosidade devido os inúmeros apetrechos empregados, como iluminação, sonoplastia e efeitos de palco. Todo este empenho por um alcance maior de público, devido o aumento no número de vendas, ou até mesmo a influência, acabam por vulgarizar a áurea essencial do teatro.

O teatro da Broadway é a mais prestigiada forma de teatro profissional nos Estados Unidos, além de ser a mais conhecida do público e a mais lucrativa para os atores, técnicos e outros envolvidos nos espetáculos. Considera-se que o teatro Broadway, juntamente com o teatro West End, de Londres, representa o mais elevado nível de teatro comercial no mundo de língua inglesa.

A expressão "teatro da Broadway" ou "espetáculo da Broadway", ou simplesmente "na Broadway", costuma referir-se a uma peça ou musical apresentado em um dos 39 grandes teatros profissionais (500 assentos ou mais) localizados no Theater District da ilha de Manhattan, em Nova York.

Outra maneira de se utilizar financeiramente da arte teatral é transformar peças em filmes, ou vice-versa. Pegando ainda como exemplo o caso da Broadway, recentemente foi lançado um filme chamado “O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, uma adaptação de um musical do teatro referido. Temos também o caso do “Fantasma da Opera”, filme que rendeu alguns milhares de dólares e é também adaptação de um musical da Broadway. Um exemplo inverso é o caso da Walt Disney, que tem em seu complexo na Florida encenações de seus inúmeros filmes e desenhos. Podemos citar ainda o caso da “Multinacional Shakespeare”, que se aproveita do orgulho inglês pelo dramaturgo, e lança inúmeros produtos referentes ao mesmo.